Pesquisa
O IFC assume, entre outras responsabilidades, a de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Neste contexto, o IFC investe na iniciação científica de alunos de Graduação, Tecnólogos, Técnicos e no fortalecimento dos programas e projetos de pesquisa de seus docentes, incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores e a cooperação científica nacional e internacional.
A pesquisa no IFC, tem como objetivos possibilitar a geração e a transformação do conhecimento humano, atender às necessidades e interesses da sociedade, incentivar o desenvolvimento e a consolidação dos Grupos de Pesquisa, promover a capacitação e a qualificação dos pesquisadores do IFC, articular a pesquisa com o ensino e a extensão, contribuir na melhoria da formação do corpo discente da Instituição, subsidiar o desenvolvimento de programas de pós-graduação Lato e stricto sensu, promover a geração de produtos/processos inovadores que resultem em propriedade intelectual.
Estas pesquisas podem estar vinculadas a disciplinas curriculares, a trabalhos de conclusão de cursos de graduação, tecnólogos, técnicos e de pós-graduação (Lato e Stricto Sensu) e através da destinação de carga horária a professores-pesquisadores, mediante prévia institucionalização do projeto.
Iniciação Científica
A Iniciação Científica – IC é um instrumento de formação que permite introduzir os estudantes de graduação, tecnólogos e técnicos, potencialmente mais promissores, na pesquisa científica apoiando-os teórica e metodologicamente na realização de projetos de pesquisa. A bolsa de Iniciação Científica é um incentivo individual seletivo aos alunos de graduação, tecnólogos e técnicos, com pesquisa vinculada a projetos desenvolvidos por docentes pesquisadores.
Os principais objetivos da iniciação científica são:
- Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante suas participações em projetos de pesquisa;
- Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo acadêmico, otimizando a capacidade de orientação à pesquisa da instituição;
- Proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de métodos e técnicas científicas, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;